Biografia



Nome Completo:
Christopher Maurice Brown

Data de Nascimento:
05-05-1989

Local de Nascimento:
Tappahannock, Virginia

Ao ouvir a sua voz, é inevitável cair na tentação das comparações com Michael Jackson.
Aos 16 anos, Chris Brown foi um dos nomes emergentes da indústria norte-americana. O seu primeiro álbum, de título homónimo, recolheu inúmeros elogios e viu o single de apresentação, "Run It", a atingir o 1º lugar da tabela Billboard logo na sua estreia. Mesmo sem um produtor reconhecido internacionalmente, a sua entrada na cena musical ultrapassou todas as expectativas, graças ao seu reconhecido talento e personalidade muito própria.

Desde cedo manifestou desejo em singrar na música, com a variante rap a assumir vontades maiores. Só aos 13 anos percebeu que havia ali matéria para explorar, estando o resultado à vista, três anos depois. O disco leva-nos a uma viagem por centros comerciais, festas e outros refúgios adolescentes, cujo tema principal são os amores da juventude.

O primeiro disco foi pretexto para a digressão Up Close and Personal Tour, com Brown a ter também a oportunidade de abrir para Beyoncé na etapa australiana da sua Beyoncé Experience.

A produção do segundo disco começou em 2006, mas o álbum foi só editado em Novembro de 2007. "Exclusive" estreou na quarta posição do top da Billboard, vendendo mais de 290 mil cópias na primeira semana, muito ajudado pelos singles 'Wall to Wall' e sobretudo 'Kiss Kiss', que conta com a colaboração de T-Pain. Ainda neste ano, Chris Brown cria a sua própria gravadora CBE (Chris Brown Entertainment/Culture Beyond Your Experience) que conta com artistas como Sevyn, Sabrina Antoinette, Joelle James, o grupo U.G.L.Y., entre outros. 

Em Junho de 2008, o disco teve direito a uma reedição de luxo, intitulada "Exclusive: The Forever Edition", que além do inédito 'Forever' traz um DVD com imagens ao vivo e de backstage. O disco é novamente pretexto para mais uma digressão mas desta vez intitulada como "The Exclusive Holiday". Pelo meio, Brown colaborou com The Game, Ludacris e T-Pain, sendo considerado o Melhor Artista de 2008 pela Billboard. "Graffiti", o terceiro disco, chega em 2009.


Paralelamente à carreira musical, Brown tornou-se também presença constante nas notícias devivo à suposta relação com Rihanna. Esta acaba por terminar em meados de 2009 depois duma discussão pessoal entre o jovem casal que levou a agressões verbais e físicas entre ambos, saíndo Rihanna a mais afectada fisicamente e Chris Brown com sérios problemas no futuro.

Em finais de 2009, Chris lança o seu terceiro álbum intitulado "Graffiti" com a edição "Deluxe". Apesar de ter sido considerado o seu melhor álbum que contou com alguns dos melhores produtores do mundo, o mesmo foi boicotado pelas lojas e como tal as vendas não tiveram grande sucesso. Mas apesar disso, ele nunca desistiu!

Chega 2010, novo ano, novo virar de página. Extremamente arrependido pelo erro cometido no ano passado, Chris continuou a ser alvo constante de julgamentos pelas pessoas, mas sobretudo pelos media. No entanto, a jovem estrela, decide fazer uma "Fan Appreciation Tour" que tinha como objectivo passar pelo Brasil, pela Inglaterra e pela Irlanda. Infelizmente, ele foi impedido de entrar na Europa. Depois de dar os 4 concertos, na América do Sul, com lotação esgotada, Brown volta aos EUA e lança o mixtape "Fan Of A Fan" com o rapper Tyga, tendo ainda antes da tour, lançado a mixtape "In My Zone".

Os palcos voltaram a fazer parte da estrela e a mesma voltou a fazer sucesso e a ser desculpada por grande parte do público que outrora tinha perdido, isto depois da sua brilhante actuação nos Bet Awards 2010, onde Chris homenageou o rei do pop Michael Jackson com "Man In A Mirror" e desatou a chorar sem conseguir cantar, sendo tão grande e sentida a sua dor pelo público. Ainda nesse dia, Chris Brown ganhou o prémio "AOL Fandemonium Award" onde a votação do público, via internet, fez com que ele vencesse com maioria esmagadora a artistas como Justin Bieber e Trey Songz, notando-se mais uma vez que a sua Team Breezy é um dos grupos de fãs mais unidos e que tal como o seu ídolo, nunca desiste.


E 2010 ainda trouxe mais surpresas à estrela de R&B. A música "Deuces" com a participação dos rappers Tyga e Kevin McCall atingiu o 1º lugar no estilo Hip Hop/R&B da Billboard e manteu-se no top algumas semanas consecutivas. Foi uma subida do 7º para o 1º lugar em apenas uma semana. Algo que não acontecia desde 1999, a última vez foi com uma das músicas das Destiny Child. O filme "Takers" onde Brown participou, atingiu também o número 1 dos filmes mais vistos nos EUA logo na 1ª semana e teve data de estreia para vários países do Mundo, inclusive Portugal.

2010 foi um ano positivo para o Chris, ainda que, com alguns baixos. Entretanto em 2011, chega com o álbum 'F.A.M.E.' (Forgiving All My Enemies / Fans Are My Everything) que o trouxe a grandes palcos com a sua F.A.M.E. Tour e voltou aos media, onde chegou mesmo a triplicar audiências no programa "Dancing With The Stars". É nos finais de 2011 que vemos Chris a subir em direcção a um dos pontos mais altos da sua carreira e ainda no início de 2012 ganhar um Grammy (Melhor Álbum de R&B) depois de 3 brilhantes performances no evento. Encontros (amigáveis e profissionais) com Rihanna foram surgindo e fizeram com que o ex-casal estivesse nas bocas do mundo. Chris teve todos os holofotes apontados para ele.

Em 2012, 'Fortune' foi o 4º álbum de Chris Brown num regresso em grande onde desde cedo meteu as pistas de dança a vibrar com o single "Turn Up The Music". Foi, a partir de aqui, que Chris voltou a focar-se absolutamente nele próprio tentando ao mesmo tempo agradar gregos e troianos. "Don't Wake Me Up" foi também um dos singles mais apreciados pelo público, chegando ao top10 do Billboard Hot 100 e chegando aos primeiros lugares em vários países. Com 'Fortune' veio também a 'Carpe Diem Tour' que passou por vários continentes e onde, como sempre, o Chris deu o seu melhor com música, dança, visuais fantásticos e sobretudo, diversão!


Como todos nós temos os nossos altos e baixos, o Chris não é exceção e, em 2013, decide, por vontade própria, entrar para uma clinica de reabilitação, após ser acusado de agressão simples. Entretanto, recebe um prémio da associação 2nd Call, por ser um exemplo de esperança para outros também em reabilitação. Depois de supostos incidentes na clínica de reabilitação, em Março de 2014, o juíz decide mandar o Chris para a prisão, onde permaneceu até Junho. Depois de sair, Chris Brown corre para o estúdio e dedica-se a 100% à produção do seu próximo álbum!

Após vários atrasos na data de lançamento, a Setembro de 2014, sai 'X', o seu 5º álbum! É considerado por muitos o seu melhor álbum de sempre, dando-nos R&B a 100%, onde a voz de Brown é posta à prova e onde os produtores o enquadram num registo vocal que bem nos remete a Michael Jackson. Tudo isto, com um ligeiro toque pop, não fugindo assim da realidade actual desta indústria. "Fine China" foi o 1º single do disco (em 2013) cujo videoclip atingiu 5 milhões de visualizações em 48 horas. 

Este álbum conta com imensas colaborações como com Kendrick Lamar, Usher, Nicki Minaj, Tyga, Trey Songz, R.Kelly, entre outros, sendo que 'Loyal' (com Tyga e Lil Wayne) atingiu os primeiros lugares e foi um grande sucesso nas rádios de todo o mundo devido à sua batida cativante! O videoclip foi lançado enquanto o Chris estava na prisão, e ele próprio ficou surpreendido com o sucesso que este teve, ganhando um certificado do VEVO por ter mais de 100 milhões de visualizações muito rapidamente. Antes de 'Loyal' foi lançado o videoclip de 'Love More' com Nicki Minaj, que recentemente garantiu mais um certificado VEVO para a nossa estrela, perfazendo assim um total de 10 Certificados VEVO! Entretanto, 'X', primeira música na tracklist do álbum e produzida por Diplo, sai e é também alvo de críticas positivas e faz sucesso.
O mais recente videoclip é o de 'Autumn Leaves' (com Kendrick Lamar) com visuais simplesmente deslumbrantes. 



'X' dá origem à 'Between The Sheets Tour' que já passou por vários países nos EUA com concertos sempre esgotados e onde o Chris contou com o seu "irmão" Trey Songz e com Tyga. Ao que tudo indica a BTS Tour irá estender-se a outros continentes. Para além desta tour, o Chris organizou também uma mini tour com August Alsina e Sevyn, a 'X Tour Live'.

Seguindo o sucesso do seu mixtape 'Fan Of A Fan' com Tyga lançado em 2010, 'Fan Of A Fan: The Album', que contou com 'AYO' como primeiro single, foi mais um grande sucesso com hit após hit.

Excelentes notícias para todos, a 20 de Março, Chris Brown terminou oficialmente a sua condicional e torna-se finalmente um homem livre!

http://media-cdn.timesfreepress.com/img/photos/2015/03/20/ad8c6c249c8849baa9cfe1dd40dfbc5c_t1070_ha25584e2976efea222209528ff246375de3820c5.jpg

Em 2015, Chris Brown descobre que tem uma filha, fruto de uma noite com uma modelo. Imediatamente, assume a responsabilidade da sua princesa Royalty e ser pai torna-se a sua prioridade! A partir desse momento, a evolução do Chris enquanto pessoa e enquanto artista é notória, pois finalmente torna-se num "homem" com maturidade e verdadeiras responsabilidades. 


100% dedicado a Royalty, uma benção na sua vida, Chris Brown decide dar o nome dela ao seu 7º álbum. Entretanto, cerca de 1 mês antes de lançar o seu álbum, Chris lança um novo mixtape, 'Before The Party', com mais de 30 músicas gratuitas, só para nós Team Breezy! E 1 semana antes da data de lançamento, o Chris dá-nos mais surpresas, pois até ao dia do lançamento lança todos os dias um novo videoclip do álbum, que em conjunto formam um mini-filme e contam a sua história. Ora, esta não podia terminar melhor, pois no dia de lançamento do álbum, lança o último videoclip, 'Little More', que se tornou no seu melhor pois conta com a sua princesa e o amor e dedicação visível é simplesmente lindo! 
Em geral, o álbum é muito bem recebido e elogiado pela variedade em termos musicais, mantendo o R&B por base. O rapaz de Tappahannock continua a sua subida até ao topo e nós continuamos aqui para o apoiar, sempre!


  Edição/Actualização: Weegee, João & Maria

Flickr Images